domingo, 19 de junho de 2016
camaleão pantera
O camaleão pantera (Furcifer Pardalis) é um camaleão nativo da ilha de Madagáscar onde habita toda a zona norte da ilha e ao longo de toda a parte oriental, também existe nas ilhas vizinhas de Nosy Be e Nosy Bohara e foi introduzido com sucesso nas ilhas de Maurício e Reunião.
Na ilha de Madagáscar onde existem as maiores populações desta espécie, este animal está a expandir o seu território graças à destruição massiva das florestas virgens que dão lugar a campos de cultivo e zonas abertas que são o seu habitat favorito.
O camaleão Pantera macho em estado selvagem pode atingir os 50cm, no entanto as fêmeas nem chegam aos 35cm, estas medidas diminuem em espécimes de cativeiro.
Apartir dos anos 90 este animal atingiu a popularidade e foi capturado em grandes quantidades para a Europa e os E.U.A., no entanto hoje estas capturas são restringidas e estão a perder o interesse dos criadores de camaleões visto já serem produzidos em cativeiro exemplares mais bonitos e aptos para a terrariofilia.
O interesse nesta espécie está em dois pontos essenciais, o primeiro é a facilidade que se podem manter estes animais pois são animais resistentes e não carecem de tantos cuidados como os outros camaleões, em segundo as suas cores são únicas e fazem desta espécie não só o camaleão mais colorido mas um dos lagartos mais bonitos do Mundo.
Além das suas cores vibrantes cada região de Madagáscar tem machos de cores distintas, isto porque as barreiras Naturais como montanhas ou rios isolaram estas populações e tornaram-nas distintas das vizinhas.
Cores como Nosy Be, Nosy Mitsio ou Ambilobe não são mais do os nomes das regiões onde estes animais vivem, além das diferenças de cor existem também diferenças de comportamentos e de tamanhos, por exemplo os camaleões de Diego Suarez além das cores distintas são maiores que as restantes populações, existem pelo menos 11 colorações distintas, sendo certo que em todas elas apenas os machos têm diferenças de coloração, as fêmeas de todas as regiões têm coloorações de cinza e castanho que as impossibilita de diferenciar a região de proveniência.
Hoje em dia, o camaleão Panthera está a conquistar cada vez mais adeptos pois está mais difundido e devido à sua produção em cativeiro os preços já se tornam acessíveis.
Dentro das colorações existem pequenas diferenças de padrão, como exemplo, nas fotos em baixo à esquerda um macho sub-adulto da coloração Ambilobe, em baixo à esquerda um macho Abilobe Blue, a diferença é que o Ambilobe normal tem as faixas verticais de azul e vermelho, o Ambilobe Blue tem as faixas verticais de um azul mais intenso e sem resquícios de outras cores, abaixo desta uma foto de uma fêmea que tem uma coloração mais modesta em relação aos machos seja qual for a mutação pelo que é impossível distinguir as fêmeas de diferentes regiões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
zebra com bolinhas
O registro foi feito na Reserva Nacional Maasai Mara, no país localizado na parte oriental do continente africano, pelos fotógrafos Rahul Sa...
-
O Museu Agrícola Provincial de Liaoning é atraente para o Guinness Book of Records para reconhecer um quilo de suíno 900kg que morreu no dia...
-
A irapuã (Trigona spinipes) é uma abelha social brasileira, da subfamília dos meliponíneos, de coloração negra reluzente e extremam...
-
ESSA MULHER SE TORNOU UMA DAS MULHERES MAIS FORTE DO MUNDO COMO TAMBÉM,A MAIS FEIA,SEGUNDO ALGUMAS FONTES DO MUNDO ELA SE CHAMA IRENE E MORA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário